Setor mantém padrão de crescimento

07/06/2021
Entre as tendências para o setor mineral estão a recuperação nos preços das principais commodities.

 

A KPMG realizou o levantamento “Tendências e a nova realidade - 1 ano de COVID-19" para avaliar os quatro padrões de retomada dos 40 principais setores da economia brasileira após um ano de pandemia. O estudo apontou que o setor de mineração está no estágio "transformar para emergir", em que as empresas se recuperarão, mas ao longo de um caminho prolongado, exigindo reservas de capital para resistir e transformar modelos operacionais e de negócio. Trata-se do mesmo padrão de retomada observado na primeira edição da pesquisa realizada em abril do ano passado. 

Entre as tendências para o setor mineral estão a recuperação nos preços das principais commodities, que favorece a retomada de projetos para expansão da produção, os riscos da cadeia de suprimento, que permanecem em função da possibilidade de novas medidas de lockdown; as oportunidades para realização de fusões e aquisições no médio e longo prazo, com destaque para operações envolvendo ativos de ouro; a rediscussão do relacionamento com acionistas, incluindo comunidades e autoridades governamentais; a gestão de aspectos ESG, com destaque especial para transparência para esse setor; e o alto nível de liquidez, apesar de desafios para acesso a fontes de financiamento. 

Segundo o estudo, os novos desafios da mineração serão os seguintes: Modelo de negócios e gestão de riscos - revisão da relação das empresas com agentes reguladores e comunidades impactadas, impactando o modelo de operação nos projetos de mineração; Maior transparência e melhor gestão de relações com acionistas; Modelo operacional - ampliação da automação operacional, da eletrificação de veículos e equipamentos e das alternativas para controle remoto do processo produtivo por meio da utilização de novas tecnologias; Mudanças de hábitos dos consumidores - aumento da demanda por minerais estratégicos aplicados em novas tecnológicas, como veículos elétricos e baterias; Colaboradores - implementação de estratégias para proteger os empregados da exposição à COVID-19 e limitar o risco de interrupção das operações e a Estrutura de capital; desafios para o acesso a novas fontes de capital. "A pesquisa mostrou que o setor de mineração permanece no mesmo estágio de um ano após o início da pandemia. Contudo, para esse novo contexto, devemos levar em consideração o aumento da demanda nos últimos meses e do preço das commodities minerais e ampliação dos debates sobre saúde, segurança e meio ambiente", analisa o sócio líder de mineração da KPMG, Ricardo Marques. 

"A análise destaca que líderes de diferentes mercados têm buscado enfrentar esse momento com resiliência, informação e planejamento estratégico, de modo a antecipar possíveis entraves e obstáculos e, assim, obter os resultados esperados mesmo em um período complexo e desafiador. O estudo aponta as especificidades dos setores abordados, incluindo as tendências, as medidas que as empresas têm adotado para mitigar os reflexos do atual cenário, os principais desdobramentos observados neste último ano, as lições aprendidas e os riscos inerentes aos mercados", finaliza o sócio de clientes e mercados da KPMG no Brasil e América do Sul, Jean Paraskevopoulos. O documento completo está disponível no seguinte link: https://home.kpmg/br/pt/home/insights/2021/04/negocios-nova-realidade.html.