CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Sergipe ganha nova unidade de nitrogenados

06/08/2021
Capacidade será de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio anuais.

 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou, no dia 2 de agosto, da inauguração da Unigel Agro Sergipe, unidade de fertilizantes nitrogenados da petroquímica Unigel. Desde maio de 2021, a Unigel produz amônia e ureia. Com uma capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio, a fábrica está situada no município de Laranjeiras (SE). Somada à fábrica da Bahia, a expectativa é que a produção consiga suprir 20% da demanda nacional dos fertilizantes nitrogenados. 

O ministro classifica a inauguração da fábrica um grande exemplo das oportunidades que políticas públicas bem elaboradas podem trazer ao País. “O Sergipe caminha para se tornar um gigante do setor energético em sua diversificada atividade econômica, onde se destaca a produção de petróleo e gás natural, a mineração, o turismo e o agronegócio”, ressaltou. Albuquerque destacou ainda o potássio as reservas de potássio, matéria-prima essencial para a indústria de fertilizantes do País. “Estamos hoje dando mais um passo na direção de nos tornarmos autosuficientes em fertilizantes via economia do estado, não só com o gás natural para produzir fertilizantes, mas, também, para gerar energia termelétrica a gás natural”, enfatizou Albuquerque.

O executivo citou ainda o empenho de Petrobras e Unigel em reativar a fábrica e retomar a produção de fertilizantes em Sergipe. “A iniciativa amplia horizontes, gera empregos, aumenta a renda e a arrecadação do estado e dos municípios. Representa um dos primeiros resultados concretos do novo mercado de gás, além de servir como exemplo do que pode ser alcançado quando o governo federal, os estados e os agentes da indústria trabalham juntos, trazendo esperança e boas perspectivas para o povo brasileiro”, frisou Bento Albuquerque.