EMPREGOS

Samarco negocia com sindicatos e amplia período

13/01/2016

 

A Samarco negociou com sindicatos a prorrogação do período de manutenção dos empregos. Inicialmente previsto para acabar em 1° de março, o prazo foi estendido até 25 de abril de 2016. Com a proposta, a Samarco pretende preservar sua força de trabalho, estimada em 3 mil empregados. O acordo inclui a adoção, a partir do próximo dia 25 de janeiro, da suspensão temporária dos contratos de trabalho por três meses. Além disso, todos os benefícios do acordo coletivo serão mantidos.

Neste período os empregados que estiverem afastados de suas funções participarão de cursos de qualificação de mão-de-obra oferecidos pela mineradora. A Samarco oferece uma ajuda compensatória mensal, que somada à bolsa de qualificação profissional prevista nessa modalidade de suspensão de contrato garantirá o salário nominal dos empregados. Embora inédito nas operações da Samarco, a suspensão temporária de contratos de trabalho é utilizada no Brasil, em especial no setor automotivo.

Além de garantir postos de trabalho, renda e os benefícios ao trabalhador, a medida permite que as empresas se ajustem a eventuais reduções de demanda, diminuição de custos e retomada de produção.