07/06/2018
DIAMANTES

Salvador promove simpósio de geologia

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante será realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, em Salvador (BA), no Centro de Convenções do Hotel Deville Prime. O evento tem como objetivo destacar o potencial diamantífero do Brasil e estimular a exploração e desenvolvimento do setor. Esta edição marca o 25º ano desde a realização do primeiro Simpósio deste gênero, que ocorreu no Estado do Mato Grosso. 
 
O Simpósio adotará quatro temas principais durante as sessões técnicas: i) foco no potencial diamantífero do Brasil; ii) destaque de novas tecnologias e conhecimentos que possam impactar positivamente os produtores e exploradores de diamantes no Brasil; iii) opiniões de especialistas sobre o mercado de diamante e diferentes abordagens sobre como os produtores podem otimizar as vendas; iv) apresentações sobre vários segmentos disponíveis para financiar projetos de exploração e desenvolvimento de diamantes no Brasil. Antecedendo o Simpósio, haverá um programa de minicursos, que será oferecido pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA/IGEO) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), e estará disponível aos participantes.
 
Além das sessões técnicas e minicursos, o evento proporcionará também visita à Mina Braúna, maior produtora de diamantes do Brasil e a primeira mina comercial de diamantes da América Latina, desenvolvida a partir de sua fonte primária, o kimberlito. 
 
Os interessados em submeter resumos para apresentações orais ou no formato pôster que estejam de acordo com os quatro principais temas das sessões técnicas poderão fazê-lo até o dia 10 de julho, junto ao Comitê Científico. Maiores informações estão disponíveis no site oficial do evento: http://www.simposiododiamantebahia.com.br/.