INDÚSTRIA MINERAL

Ruben Fernandes vê cenário otimista

19/10/2016

 

O CEO da Anglo America no Brasil, Ruben Fernandes, está otimista com o futuro da mineração no Brasil. “O cenário é muito positivo após os últimos acontecimentos políticos”, disse. Para Ruben, esse cenário não deve mudar tão rapidamente no próximo biênio, mas já apresenta sinais de recuperação. “Várias empresas estrangeiras estão com apetite de investir no Brasil. E o governo está trabalhando para isso.”

A Anglo American está há 40 anos no Brasil e, em 2017, comemora o centenário da Companhia. A capacidade de superação da indústria brasileira por diversas crises foi destacada por Fernandes na abertura do WMC. “Ela tem uma grande resiliência, uma capacidade de superar desafios e abraçar novidades”. Segundo o CEO, com mais de 28 anos de experiência, com passagens por Votorantim e Vale, há uma qualidade na indústria brasileira que pode ser exportada. “As ideias aqui são implantadas com enorme rapidez”.

Fernandes destacou ainda que o otimismo da indústria não pode se separar de preocupações socioambientais. ”A indústria pode ser sustentável e limpa”, diz. Mas, para isso, há algo fundamental: “Depois do que aconteceu com a Samarco, é preciso haver engajamento com a comunidade”.