CARVÃO

RS quer adotar plano carboquímico

26/07/2017

 

O governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, recebeu no último dia 24 de julho o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para uma visita à Mineração a Céu Aberto do Baixo Jacuí e às instalações da Copelmi Mineração Ltda., no município de Butiá. A visita teve a presença ainda do secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, e o secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lôbo. “Em 2016 lançamos nosso plano de energia do Estado. E agora, no começo deste semestre, vamos enviar para a Assembleia Legislativa o Plano Carboquímico do Rio Grande do Sul, extremamente importante para essa região que deseja o desenvolvimento e atração de investimentos”, afirmou o governador.

No último mês, Sartori visitou a Usina Hitashinaka Power Plant, em Tokai-Mura (Ibaraki) e participou de reuniões sobre a exploração sustentável do carvão e a possibilidade de aproveitamento da tecnologia japonesa no Rio Grande do Sul. Além desses encontros, o governador reuniu-se com executivos da Copelmi e das empresas PWC Advisory LLC, Tokyo Eletric Power Company Holdinfs e IHI Corporation.

O Rio Grande do Sul já tem estudo de viabilidade concluído para a construção de uma usina térmica de carvão de alta eficiência para geração de energia idêntica à que foi visitada no Japão pela missão gaúcha. Segundo Coelho Filho, essa é uma indústria que movimenta a economia, com geração de emprego e renda, e sinaliza a investidores que o país está trabalhando. “A ideia é elaborar, assim como o Estado está fazendo, um planejamento com começo, meio e fim da utilização do carvão mineral, do ponto de vista do fornecimento energético, e enviar ao congresso”, destacou.

Sobre a inclusão do carvão no próximo leilão de energia, o ministro afirmou que o Governo pretende abrir um novo processo no último bimestre de 2017. Em agosto um grupo de trabalho será criado para estudar o assunto. “Se tivermos tempo hábil queremos incluir. Não sei se vai ser no volume que todos esperam, mas queremos fazer um leilão contemplando o maior número de fontes possíveis ainda este ano”, destacou.

O diretor de Novos Negócios da Copelmi Mineração, Roberto de Faria, que também participou da missão oficial do Rio Grande do Sul ao Japão, falou que o objetivo dessa visita é que o “carvão volte à agenda de discussões do país”. “Você consegue fazer a produção de carvão e depois tem 100% de recuperação da área minerada com outras atividades econômicas”.