URÂNIO

Rio recebe workshop para debater setor

12/05/2016

 

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI), a Comissão de Energia Nuclear (CNEN) e a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) realizam, de 31 de maio a 03 de junho, no Rio, o encontro “Reunião de Coordenação e Workshop em estratégia de exploração de urânio, avaliação de recursos e estudos de viabilidade”. O evento debaterá critérios de classificação dos recursos, reservas minerais e implantação de tecnologia e gerenciamento sustentáveis de extração de urânio e tório do Projeto INT 2019/9001/01.

O workshop vai tratar das dificuldades e prioridades na exploração e produção de urânio; metodologias empregadas; viabilidades econômicas, processos de mineração, recuperação de áreas utilizadas e reintegração social, além de avaliar regulamentações e atuação governamental. A reunião fará, também, levantamento da situação dos estados membros em relação a recursos e produção dos países que enviarão instituições e órgãos responsáveis por energia nuclear no Reino Unido, Argélia, Argentina, Chade, China, Equador, Egito, Gabão, Gana, Indonésia, Iraque, Quirguistão, Madagascar, Malásia, Mali, Malawi, Mongólia, Marrocos, Nepal, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Filipinas, Sri Lanka, Tailândia, Tunísia, Uganda, Tanzânia, República Democrática do Congo e Zâmbia.

São aguardados 45 especialistas renomados de todas as áreas de mineração e geologia com conhecimento no estudo e aplicação do urânio e tório. Pelo Brasil, cientistas da Eletronuclear, INB e CNEN estarão presentes. Os dois primeiros dias serão de debates e o último aberto à visita aos laboratórios do Cetem, enquanto que o último dia acontecerá na sede do CNEN, em Botafogo.

O workshop acontecerá no Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), localizado na Av. Pedro Calmon, 900-Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.