GARIMPO

Reunião debate direito em Serra Pelada

04/04/2019

 

Um encontro entre representantes do município de Curionópolis (PA) e da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), no último dia 27 de março, em Brasília, debateu para que o direito a exploração minerária do ouro de Serra Pelada continue com a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), criada a partir da sociedade entre COOMIGASP e Colossus Mineração.
 
A empresa foi criada para realizar a extração do ouro de forma mecanizada em uma mina subterrânea. Um túnel foi construído, a planta de beneficiamento foi iniciada, porém o empreendimento teve suas atividades paralisadas em 2013. “O grande intuito da reunião é garantir que esse direito minerário não caduque, que se mantenha em nome da SPCDM, para que a COOMIGASP tenha a possibilidade de negociar o projeto de exploração de ouro com outros investidores e, assim, sejam retomadas as atividades paralisadas há mais de seis anos, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o município de Curionópolis e o distrito Serra Pelada”, afirmou o prefeito Adonei Aguiar.
 
O diretor da ANM, Victor Bicca, garantiu que será mantido o direito minerário para a empresa desde que seja comprovada a sua capacidade técnica e financeira