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Relógios inteligentes para manter distanciamento

15/07/2021
Aparelhos são programados para emitir um alerta sempre que uma pessoa estiver a menos de 1,5 metro de uma outra.

 

A Anglo American decidiu distribuir dez mil relógios inteligentes aos empregados próprios e terceiros com o objetivo de manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre eles nas operações. Os funcionários que operam nas plantas de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro receberam os aparelhos, que são programados para emitir um alerta – visual, vibratório e sonoro – sempre que uma pessoa estiver a menos de 1,5 metro de uma outra, avisando ao trabalhador que é necessário manter o distanciamento do colega.

Os equipamentos também permitem a realização de um rastreamento de contatos com 100% de confiabilidade nas unidades da empresa. Sempre que algum empregado testar positivo para COVID-19, a equipe de saúde entra em contato com todas as pessoas que registraram um encontro prolongado com aquele trabalhador para a tomada de medidas de prevenção, como exames e quarentena. Além disso, a empresa realiza testes periódicos em todos os empregados, tendo aplicado mais de 80 mil exames desde o início da pandemia.

As informações são guardadas de forma sigilosa apenas para análise da equipe de saúde, obedecendo à legislação vigente. "Nesse projeto, estamos aliando inteligência de dados e uma gestão de saúde assertiva para prevenção à COVID-19 em nossas unidades", explica Siham Hassan, diretora de Tecnologia da Informação (TI) da Anglo American nas Américas. Segundo ela, a conexão entre os relógios é feita por bluetooth e os dados são transmitidos por Wi-Fi sempre que o equipamento se conectar à rede da própria empresa. A partir daí, as informações são enviadas a um servidor específico e passam a compor um painel de acompanhamento da saúde na empresa, sendo utilizadas junto a diversos outros dados que direcionam as decisões da mineradora sobre a pandemia.

A Anglo American também implantou, durante a pandemia, um sistema de autoavaliação dos empregados sobre sintomas de COVID-19. Realizado via whatsapp por um chatbot chamado Vitória, o sistema envia questões sobre sua saúde todos os dias antes do trabalho. Os funcionários devem responder e, caso apresentem dois ou mais sintomas, recebem automaticamente a orientação de ficar em casa. A equipe de saúde da empresa é então acionada para direcionamentos e realização de testes de COVID-19.