LIXO ELETRÔNICO

Recuperação pode render fortuna

06/04/2016

 

A indústria de resíduos e reciclagem vêuma nova oportunidade na chamada “Mineração Urbana”, onde o objetivo é a recuperação de bens eletrônicos que possuem determinado valor. Muitos equipamentos têm metais preciosos em seu interior, como por exemplo, um laptop. Ele pode conter até £25 em ouro, a preços correntes, enquanto as máquinas de desktop podem conter ainda mais. A cada ano são utilizadas cerca de 320 toneladas de ouro e 7.500 toneladas de prata na produção global de computadores pessoais.

Com a alta nos preços das commodities –ainda em níveis elevados - investidores têm explorado mais este setor. Uma das vantagens é que tais produtos são obtidos praticamente sem custos, representando um retorno excelente para os recicladores. 

Eletrônicos obsoletos, anteriormente jogados em aterros, agora são aproveitados, por ter boa quantidade de ouro. "A indústria de eletrônicos depende de ouro, prata e outros metais de terras raras preciosas para fornecer cada vez mais velocidade e dispositivos confiáveis”, diz Hall. "E é muito mais barato reciclar o metal do que ter de extraí-lo da mina”.