EQUIPAMENTOS

Rebocador gigante começa a operar em Carajás

14/04/2016

 

Um equipamento capaz de fazer o reboque de caminhões de 400 toneladas foi implantado em Carajás com o objetivo de levar até as oficinas os maquinários que por algum motivo ficam impossibilitados de locomoção, com um pneu dianteiro furado ou pela quebra de algum componente.

Para a implantação do equipamento aproveitou-se um caminhão de capacidade de 240 toneladas, que já havia completado o tempo de operação previsto, mas que ainda estava em boas condições operacionais. O rebocador para os serviços da Vale em Carajás contribui para significativa redução no tempo das manutenções que eram realizadas em campo, além de tornar o trabalho mais seguro.

As adaptações necessárias foram realizadas em parceria com uma empresa que já tinha desenvolvido essa solução. “Os componentes necessários foram comprados desse fornecedor e os ajustes e a instalação ficaram a cargo da nossa equipe de Manutenção de Carajás”, afirma o engenheiro Carlos Mardoque. O caminhão rebocador tem quatro câmeras para o operador monitorar todos os pontos importantes no momento dos deslocamentos. O supervisor de Manutenção Leonilson Lindoso destaca outro importante dispositivo de segurança. “Também há um sistema auxiliar de frenagem e de elevação da báscula, para garantir a transferência de pressões entre os caminhões”.