FUNDÃO

PUC-Rio debate barragens em novembro

26/10/2016

 

Com recente divulgação do laudo técnico sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), a Academia Nacional de Engenharia (ANE), Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e Clube de Engenharia (CE) promoverão nos dias 03 e 04 de novembro o "5º Debate Nacional – Segurança de Barragens de Rejeitos - Lições de Mariana – Um Ano Depois" na PUC-Rio (Auditório do RDC - Rio Datacentro).

O rompimento da barragem de Fundão da Samarco está prestes a completar um ano e deixou 19 mortos e centenas de famílias desabrigadas, com graves consequências ao ecossistema de Mariana depois que 50 a 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos devastaram a região. Especialistas convidados irão discutir novas tecnologias, meio ambiente, aspectos jurídicos e segurança na construção de barragens.

A coordenação do debate será do Prof. Alberto Sayão, do Departamento de Engenharia Civil do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). Segundo ele, “os acidentes em engenharia nunca acontecem sem uma ou mais causas, e os desastres com graves consequências, destruição e mortes, precisam gerar um laudo isento e de elevado padrão técnico, para divulgação pública dos estudos sobre as prováveis causas. Só assim o meio especializado passa a conhecer os detalhes e obter lições importantes para a evolução do conhecimento e maior segurança em obras futuras”.

A participação no evento é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo telefone (21) 3527-1189 ou pelo e-mail [email protected].