VOTORANTIM METAIS

Projeto no Sul avança mais uma etapa

03/08/2016

 

O projeto Caçapava do Sul, joint venture entre a Mineração Iamgold Brasil e a Votorantim Metais (que detém 70% de participação na iniciativa) avançou mais uma etapa. As primeiras audiências públicas que fazem parte do processo de licenciamento ambiental da proposta aconteceram.

O projeto demandará investimentos de R$ 322 milhões e prevê produzir 36 mil toneladas anuais de chumbo contido, 16 mil toneladas de zinco contido e 5 mil toneladas de cobre contido, além de uma pequena quantidade de prata. De acordo com o coordenador de Comunicação da prefeitura de Caçapava do Sul, Lorenzo Stefani Santos, aproximadamente 700 pessoas acompanharam a audiência pública.

Na audiência, detalhes do projeto foram apresentados por representantes da Fepam e da Votorantim. Santos adianta que as manifestações, feitas até agora, indicam que a população é favorável à iniciativa. “Não somente pelo investimento, mas pela geração de empregos e o retorno em impostos”, destaca. Após a conclusão das duas audiências, a Fepam analisará o licenciamento ambiental prévio do complexo. “Este é o momento para que a população conheça o empreendimento detalhadamente e tire as suas dúvidas”, enfatiza o líder do Projeto Caçapava do Sul, engenheiro Paul Cezanne Pinto.

A empresa estima que o depósito em Caçapava do Sul tenha 29 milhões de toneladas de reserva mineral. A perspectiva é trabalhar com uma mina a céu aberto, composta por três cavas, e com vida útil calculada em 20 anos. A expectativa é de que 450 empregos diretos sejam gerados na fase de operação, prevista para 2019. O cobre e o chumbo serão exportados através do porto do Rio Grande, enquanto o zinco será transportado para as metalurgias da Votorantim Metais Holding, localizadas nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Três Marias.