Programa de AGP-Saúde em Niquelândia

24/09/2021
A ação disponibilizou ao município, gratuitamente, apoio para o enfretamento à pandemia da COVID-19.

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Votorantim, concluiu, após um semestre, o ciclo do Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde (AGP Saúde), em Niquelândia (GO). A ação disponibilizou ao município, gratuitamente, apoio para o enfretamento à pandemia da COVID-19 e para aprimorar a oferta de assistência integral à saúde, além de outras ferramentas de gestão.

Após realizar um diagnóstico da atuação do município na área da saúde, com ênfase para atenção primária e vigilância epidemiológica, o município de Niquelândia definiu as urgências e prioridades, assim como metas e objetivos. Em 2021, para participar da mentoria online do AGP Saúde, o município montou uma equipe multidisciplinar. Esse time foi responsável por implementar os planos de ação definidos e por acompanhar a evolução prática das iniciativas, com as orientações dos consultores do programa. No final da mentoria, Niquelândia teve diagnóstico inicial reaplicado para identificar se o município conseguiu cumprir suas metas e avançou nas competências de gestão priorizadas. “O engajamento da gestão pública possibilitou ao longo dos meses da mentoria aprimorar processos, práticas e níveis de gestão que permitiram salvar vidas e alcançar mais eficiência no atendimento à população”, destacou o gerente da unidade da CBA em Niquelândia, Wagdo Braga. 

O AGP Saúde é uma das diversas iniciativas adotadas pela Votorantim, desde março de 2020, para apoiar a sociedade no enfrentamento à pandemia. Os acionistas, a holding investidora Votorantim S.A. e as empresas de seu portfólio (Altre, banco BV, CBA, CESP, Citrosuco, Nexa, Reservas Votorantim, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia), por meio do Instituto Votorantim, direcionaram, juntos, R$ 150 milhões para combater a COVID-19.  A AGP Saúde é voltada à municípios com até 350 mil habitantes. Atualmente o programa atende 34 municípios, localizados na Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo. Juntas, essas cidades somam quase dois milhões de pessoas. Na maioria delas, há presença de empresas investidas da Votorantim.

A lista completa das cidades participantes e mais informações sobre o programa estão no site: http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/.

Direto da Fonte