CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Produção e vendas crescem no trimestre

22/07/2021
Companhia concluiu as atividades de comissionamento e ramp up associadas às atualizações do forno e resfriadores.

 

A Largo Resources produziu 3.070 toneladas de pentóxido de vanádio (V2O5) no segundo trimestre de 2021, um aumento de 20% sobre o mesmo trimestre de 2020.  Já as vendas da companhia alcançaram 3.027 toneladas de V2O5 na Mina Maracás Menchen, contra 1.018 toneladas nos mesmos meses do último ano. A taxa de recuperação de V2O5 caiu de 80,8% para 79,9% na comparação trimestral dos anos. 

O CEO e presidente da Largo Resources, Paulo Misk, disse estar animado com o desenvolvimento contínuo da divisão de energia limpa, conforme destacado pela recente assinatura de nosso primeiro contrato de vendas de baterias com um parceiro de classe mundial, a EGPE. “Acreditamos que isso valida ainda mais a proposta de valor inovador da empresa para clientes de armazenamento de energia e sustenta uma oportunidade de crescimento significativa para a Largo”. O executivo comentou também que a companhia concluiu as atividades de comissionamento e ramp up associadas às atualizações do forno e resfriadores, incluindo melhorias nos circuitos de mineração, britagem e moagem para suportar uma nova capacidade de produção nominal de 1.100 toneladas de V2O5 por mês. “Esperamos atingir a nova capacidade nominal no terceiro trimestre de 2021. Após essas atividades, as recuperações globais começaram a melhorar no segundo trimestre de 2021 e a empresa atingiu 82,2% em junho. Olhando para o futuro, esperamos atingir nossa orientação de produção e vendas para 2021 por meio de um programa operacional e de vendas rigoroso durante o restante do ano”.

Para Misk, o comissionamento da planta de V2O5 foi iniciado e a produção está prevista para o final do terceiro trimestre. “O pentóxido de vanádio é um importante material de alta pureza necessário na fabricação de ligas principais, produtos químicos e eletrólitos usados em VRFBs. A adição deste produto deve aumentar a participação de mercado de alta pureza da Largo conforme este setor se recupera gradualmente e apoiará o desenvolvimento de nossa divisão de energia limpa com seu uso na fabricação de eletrólito”. 

No segundo trimestre, a Largo Resources extraiu 340.734 toneladas de minério com teor efetivo de 1,15% de V2O5. A empresa também produziu 98.372 toneladas de minério concentrado com um grau médio de 3,23% de V2O5 no 2º trimestre de 2021. “Os preços do vanádio continuaram subindo no segundo trimestre de 2021, após disponibilidade limitada de material e aumento da demanda da indústria de aço. Durante o segundo trimestre de 2021, o preço médio europeu por lb de V2O5 foi de US$ 8,19, um aumento de 16% em relação ao primeiro trimestre de 2021 e 33% acima do preço médio observado no segundo trimestre de 2020. Esperamos que os preços do vanádio permaneçam elevados e bem acima das médias de longo prazo ao longo da segunda metade de 2021”, concluiu Misk.