SAMARCO

Produção de pré-moldados com rejeito

17/08/2016

 

A Samarco inaugurou no início de julho sua produção em série de blocos utilizando como matéria-prima o rejeito de minério de ferro depositado no lago da represa da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga) em sua fábrica de Blocos Santa Cruz, localizada em Santa Cruz do Escalvado (MG).

Assim como a Santa Cruz, a EngLage (de Ponte Nova) tem produzido blocos e pisos, manilhas e calhas utilizando o material, retirado de Candonga para pontos previamente definidos em consenso com os órgãos ambientais. “Conseguimos não só voltar a produzir, como recebemos treinamento e consultoria da empresa para melhorar nosso processo produtivo. Isso vai ficar de aprendizado para podermos melhorar e ampliar nossa produção”, afirma. o Diretor da EngLage, Gastão Pereira de Oliveira.

A Fábrica de Blocos Santa Cruz é um projeto-piloto de produção local de blocos de vedação e intertravados utilizando rejeito em substituição ao pó de pedra (material fino utilizado na confecção dos blocos, juntamente com brita, cimento e areia). Além de fornecer o rejeito, a Samarco instalou uma linha de produção na fábrica, como forma de modernizar a unidade, e também forneceu treinamento aos funcionários, por meio de parcerias com empresas e consultorias especializadas em construção civil.