AÇO

Produção cresce 5% no trimestre

26/04/2017

 

Segundo números do Instituto Aço Brasil (IABr), o consumo aparente de aço no primeiro trimestre de 2017 cresceu 5% sobre o mesmo período do último ano. Considerando que as vendas internas tiveram nesse mesmo período uma queda de 0,5%, o crescimento verificado no consumo aparente foi suprido pelo aumento das importações, que foi de 73,1%. 
No primeiro trimestre a produção de aço aumentou 10,9%, voltada principalmente para as exportações, que tiveram um crescimento de 17,4%. As vendas externas cresceram substancialmente por conta da entrada em operação da usina da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) -, voltada para o mercado externo e ao enorme esforço despendido pelas demais usinas brasileiras, que por operarem, atualmente com 40% de ociosidade, aumentaram suas exportações para evitar novos fechamentos de equipamentos e demissões de colaboradores. 
 
Apesar dos resultados positivos do trimestre inicial de 2017, o IABr prevê que a produção brasileira de aço bruto alcance 32,5 milhões de toneladas, incremento de 3,8% em relação a 2016. Já para as vendas internas de produtos siderúrgicos, está prevista alta de 1,3%, chegando a 16,7 milhões de toneladas. O consumo aparente de aço no País deve ser de 18,7 milhões de toneladas, o que representa acréscimo de 2,9% em comparação com o ano passado. 
 
As previsões do Aço Brasil para este ano ratificam o que vem sendo alertado pela Coalizão composta pelos segmentos automotivo, produtos químicos, máquinas e equipamentos, têxteis/confecção, calçados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, autopeças, siderurgia, papel e celulose, de que não ocorrerá retomada do mercado interno em 2017. Estes segmentos, que representam 48,5% da produção e 68,5% das exportações da indústria de transformação do País, operam em média com 50% de ociosidade e demitiram, nos últimos 2 anos, cerca de 500 mil colaboradores.