Preocupação com regras sobre consumo de energia

31/08/2021
Apesar do perfil de consumo eletrointensivo, a indústria do alumínio também contribui na estruturação do sistema energético.

 

A Associação Brasileira do Alumínio (Abal) divulgou nota sobre o programa de deslocamento do consumo de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), uma provável crise hídrica e suas consequências para a oferta de energia no Brasil. 

A associação afirma que a energia elétrica é um insumo estratégico na produção de alumínio, com forte impacto na estrutura de custos de sua cadeia produtiva. Apesar do perfil de consumo eletrointensivo, a indústria do alumínio também contribui na estruturação do sistema energético, por meio da viabilização de investimentos em autogeração e em fontes renováveis. Também é prática entre os associados da Abal a adoção de práticas de uso racional de energia. 

Segundo a Abal, o setor está preparado para colaborar e já apresentou em outras ocasiões propostas que visam reduzir os riscos no sistema elétrico. Ao mesmo tempo, a entidade alerta para a necessidade de avançar na implementação de medidas de estímulo e compensação à redução de consumo voluntário, iniciativa que deve ser acompanhada de uma regulação setorial que leve em conta os incentivos econômicos que garantam equilíbrio e competitvidade. 

No caso específico do programa que prevê o deslocamento do consumo dos horários de pico apresentado pelo governo federal, a Abal espera maiores detalhes sobre as regras pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para analisar os seus impactos e sua implementação pelo setor.