CBMINA

Prazo de trabalhos vai até 13 de abril

05/04/2018

 

A nona edição do Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas (CBMINA) será realizado entre os dias 1º a 3 de agosto de 2018 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e tem como objetivo reforçar a importância de mão-de-obra qualificada na atividade minerária brasileira.

A edição deste ano prevê apresentação de trabalhos técnicos, palestras e workshop durante os três dias, onde profissionais do setor mineral, do governo e da Academia irão debater o crescimento e desenvolvimento da atividade minerária no País e os avanços tecnológicos e soluções de problemas adotadas pela indústria nas áreas de lavra a céu aberto e subterrânea. “Nesta edição do CBMINA o tema central vai abordar as barragens de rejeito e alternativas de deposição”, afirma o Professor Cláudio Pinto, coordenador Técnico do CBMINA.

Desde a primeira edição o CBMINA tem a parceria do Departamento de Engenharia de Minas da UFMG. Para o Diretor-Presidente do IBRAM, Walter Alvarenga, esse tipo de parceria com universidades garante benefícios para ambas as partes. “A aproximação das empresas com as universidades e com os centros de pesquisa faz com que se crie um elo capaz de gerar resultados imediatos, principalmente no que diz respeito à pesquisa aplicada e à capacitação de recursos humanos”.

Os interessados em participar com submissão de trabalhos técnicos devem fazer a inscrição até o dia 13 de abril pelo site do CBMINA (http://portaldamineracao.com.br/evento/9o-cbmina/). Os autores recebem a confirmação do aceite dos trabalhos até 18 de maio. Em 2018, os três melhores trabalhos na Categoria “Estudantes de Cursos Técnicos e Graduação” e o melhor na Categoria “Profissional” serão premiados. Maiores informações no site http://portaldamineracao.com.br/evento/9o-cbmina/ ou no telefone (31) 3444 – 4794.