22/06/2017
FERTILIZANTES

Parceria internacional pode gerar alternativa

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, recebeu delegação dinamarquesa para desenvolvimento de um projeto que pode gerar uma alternativa de fertilizantes naturais para a agricultura orgânica brasileira. Docentes e pesquisadores do Departamento de Ciência do Solo, que atuam nas áreas de Mineralogia, Geologia, Fertilidade do Solo e Adubação receberam, no último dia 12 de junho, representantes da University of Copenhagen e do Natural History Museum of Denmark. 
 
A Dinamarca tem interesse em estabelecer vínculo para realização de estudos de avaliação do uso de resíduos provenientes de rochas da Groenlândia em condições tropicais. “Com o encontro estamos fechando um memorando que prevê, além da avaliação desses produtos, a troca de conhecimento e intercâmbio de estudantes”, aponta Paulo Sergio Pavinato, professor da Esalq. “Temos aqui hoje estudantes de pós-graduação, pois é importante estabelecermos canais de intercâmbio internacional que valorize e troca de conhecimento científico”, completa.
 
O projeto de pós-doutorado do engenheiro agrônomo Rafael Cipriano, no Departamento de Ciência do Solo, com supervisão do professor Antonio Carlos Azevedo, já acontece no âmbito da parceria. “Já estão em andamento dois experimentos, um de curta duração, no qual avaliamos a ação desse remineralizador em pastagens com cultivo de braquiária”, explica. “Até o momento o resultado é positivo, pois a aplicação de grandes doses promoveu um pequeno incremento no pH do solo, o que é favorável para o caso brasileiro”. 
 
A delegação dinamarquesa visitou também propriedades rurais na região que já viabilizam a agricultura orgânica. “Essa técnica até pode ser aplicada na agricultura convencional, mas como a liberação de nutrientes é lenta, nosso foco principal é a agricultura orgânica, que, antes de projetar uma produção em larga escala, valoriza um modelo ecologicamente sustentável”, define Pavinato. 

Veja também

24/05/2018
FERTILIZANTES | Mato Grosso ganha em Sinop
17/05/2018
FERTILIZANTES | Yara conclui aquisição da Vale Cubatão
17/05/2018
SUPERÍMÃS | Projeto do IPT tem primeiros resultados
10/05/2018
FERTILIZANTES | Petrobras negocia ativos com russos
10/05/2018
ÁREAS MINERADAS | Prêmio para projetos de nova destinação
07/05/2018
FERTILIZANTES | CMOC fará expansão em fosfato
22/03/2018
FERTILIZANTES | Dependência externa continua
08/03/2018
FERTILIZANTES | Harvest Minerals fecha bom contrato