22/12/2017
LIVROS

Paisagens e Plantas de Carajás é lançado

O livro “Paisagens e Plantas de Carajás" foi lançado na primeira quinzena de dezembro em versão português/inglês e trata a evolução da Serra dos Carajás e de suas plantas, com ênfase na Floresta Nacional de Carajás (Flona). A obra mostra a formação geológica do relevo de Carajás, das paisagens atuais, além das plantas locais, passando pelas interações com os animais que habitam a região, especialmente os que polinizam as flores e os que dispersam as sementes, além de situar a importância ecológica das cavernas preservadas que existem na região. 
 
O livro foi organizado pela pesquisadora botânica Daniela Zappi, do Instituto Tecnológico Vale (ITV). Os textos são dela, em parceria com os pesquisadores Pedro Walfir Martins Sousa, Clovis Maurity, Ana Maria Giulietti, Vera Fonseca, Guilherme Oliveira, Rodolfo Jaffe (que integram o Programa de Botânica do ITV), Pedro Viana e Nara Mota, ambos do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG). 
 
O livro "Paisagens e Plantas de Carajás", embora traga o rigor da pesquisa cientifica, aborda o assunto de forma leve, como explica a pesquisadora Vera Fonseca, coordenadora da área de Biodiversidade e Serviços do ITV. "Em todos os capítulos, fazemos a ponte entre o conhecimento da academia e o interesse geral sobre o tema, mas sem dúvida, as ilustrações e fotografias ajudam a tornar mais próximo este conhecimento do grande público", observa a pesquisadora. A edição do "Paisagens e Plantas de Carajás" é de 3 mil exemplares e estará disponível para download no site do ITV, no endereço eletrônico www.itv.org

Veja também

11/07/2018
BARRAGEM DE FUNDÃO | Como estão as áreas afetadas pelo acidente?
20/06/2018
LEGADO VERDES | Edital para pesquisa científica no Cerrado
29/05/2018
TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS | MRN assina acordo com a USAID
17/05/2018
SUSTENTABILIDADE | Sistema separa ouro a seco
29/03/2018
SUSTENTABILIDADE | Legado Verdes do Cerrado faz um ano