CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Obras adicionais no projeto Tucano

19/10/2021
As estimativas iniciais indicam que esse trabalho adicional levará de seis a oito semanas para ser concluído.

 

O Comitê Geotécnico do projeto Tucano informou à Great Panther que trabalhos adicionais de remediação são necessários na mina a céu aberto de Urucum Centro-Sul (UCS) para melhorar os fatores de segurança. Como a segurança é a principal preocupação da empresa, a mineração de minério da UCS foi temporariamente suspensa e medidas estão sendo tomadas para garantir o bem-estar dos trabalhadores.

Com base em informações preliminares dos engenheiros recebidas em 16 de outubro de 2021, resíduos adicionais precisam ser removidos e teve início um trabalho de novo pushback na parede oeste do poço UCS. As estimativas iniciais indicam que esse trabalho adicional levará de seis a oito semanas para ser concluído. Conforme divulgado anteriormente, drenos verticais estão sendo instalados na parede oeste do poço UCS para reduzir e mitigar os níveis de água e devem estar no local no final de novembro. A Great Panther está considerando alternativas para acelerar a produção de outras áreas em Tucano, mas espera que a orientação de produção consolidada seja menor do que o previsto e os custos sejam maiores, como resultado das obras necessárias. "UCS é um dos vários poços em Tucano e estamos considerando vários caminhos para acelerar a produção de outras áreas", afirmou Rob Henderson, presidente e diretor executivo da Great Panther. Segundo Henderson, este último desenvolvimento é de fato um revés e atrasa a produção total. “Em última análise, esperamos perceber o valor da mina UCS assim que a atividade de retrocesso estiver concluída. Continuamos a extrair minério da mina a céu aberto de Urucum Norte e estamos avançando com os planos de trazer a mina a céu aberto TAP C de volta à produção e avançar o projeto subterrâneo de alto teor. A decapagem continua na mina TAP AB, que está programada para entregar minério em 2022”. 

As reservas minerais da mina subterrânea de Tucano estão localizadas abaixo da mina a céu aberto de Urucum Norte e o acesso seria por meio de um portal localizado na extremidade norte da mina. Com base nos resultados de perfuração promissores relatados, a empresa estima que a mina subterrânea de 1.000 toneladas por dia pode render 40.000 a 50.000 onças de ouro por ano. A empresa está acelerando os estudos para apoiar a decisão de iniciar a produção subterrânea para complementar a alimentação a céu aberto para a planta. Além disso, o distrito tem potencial de exploração de valor considerável para apoiar o futuro de longo prazo da mina e a exploração está sendo acelerada para alvos próximos à mina e regionais.