LAFARGEHOLCIM

Novos desinvestimentos na Índia

10/02/2016

 

A LafargeHolcim anunciou que recebeu uma ordem da Comissão de Competição da India (CCI) para se desfazer de sua participação na Lafarge Índia, incluindo três fábricas de cimento e duas plantas de moagem com uma capacidade total de 11 milhões de toneladas por ano. A companhia também comercializa agregados para construção civil, sendo uma das líderes na fabricação e comercialização de concreto. A transação proposta é uma forma de amenizar o impacto no mercado decorrente da fusão das duas companhias e passa a integrar o objetivo de desinvestimento de 3.5 bilhões de francos suíços em 2016.

“Nós operamos na Índia através de nossas subsidiárias ACC Ltd. e Ambuja Cements Ltd., com uma capacidade combinada de produção de cimento em torno de 63 milhões de toneladas e uma rede de distribuição que se estende por todo o país. Vemos oportunidade para ampliar ainda mais nosso negócio no país através de nossa rede de mais de 100 mil representantes e distribuidores e atendendo à necessidade de infraestrutura do país, que está experimentando uma significativa urbanização”, disse Eric Olsen, CEO da LafargeHolcim.

A liberação condicional pela CCI para uma proposta prévia de desinvestimento foi recebida em abril de 2015 e incluía o desinvestimento das plantas de Jojobera e Sonadih, no leste da Índia, com uma capacidade de 5.1 milhões de toneladas. Na sequência, a LafargeHolcim fez um acordo com a Birla Corporation Limited, sujeito à aprovação da CCI, em agosto de 2015. Entretanto, devido a questões regulatórias relacionadas com a transferencia de direitos minerários cativos das duas plantas, a LafargeHolcim foi obrigada a submeter uma solução alternativa à CCI, a fim de assegurar o cumprimento da ordem.

Como alternativa, a LafargeHolcim lançou agora um novo processo de desinvestimento para a Lafarge Índia.