CATERPILLAR

Novas carregadeiras da marca SEM

01/02/2018

 

A SEM (marca de equipamentos da Caterpillar) lançou no mercado brasileiro dois modelos (SEM 618D e SEM 636D) de carregadeiras de rodas produzidos na fábrica da empresa na China. Os novos modelos são projetados e produzidos pela Caterpillar e contam com componentes reconhecidos no mercado.

Segundo Cristiano Trevizam, gerente comercial da SEM para a América Latina, os equipamentos da marca SEM (compactadores, tratores, motoniveladoras e carregadeiras) complementam as necessidades dos clientes CAT em diversas operações, como mineração, construção, agricultura, obras de infraestrutura e outras, principalmente nas operações de suporte. Na mineração, por exemplo, enquanto a Caterpillar fornece os equipamentos principais, a SEM pode fornecer os equipamentos auxiliares. São máquinas menos sofisticadas e de mais baixo custo que os modelos fabricados e comercializados pela CAT, porém mais adequadas às aplicações requeridas pelos clientes. Além disso, a linha SEM contará com a estrutura do suporte da Caterpillar, incluindo fornecimento de peças.  

Apesar de serem importadas, as máquinas SEM têm baixo custo de produção na China, o que permite que cheguem aos mercados a preços bastante competitivos. Além disso, a empresa oferece financiamento através da estrutura do banco Caterpillar, a taxas consideradas atrativas. A comercialização no Brasil será feita por duas empresas ligadas aos dealers Caterpillar Sotreq e PESA: a Supertek (que atenderá à região Sul) e a Sematech (que cobre do Sudeste para cima).

Por atender até a norma Tier3 (de emissões de gases poluentes), as máquinas SEM são comercializadas principalmente nos mercados de países em desenvolvimento, como os da América Latina, África e Ásia.

Os dois novos modelos que estão sendo lançados, segundo a empresa, “ganharam novos motores e tornaram-se mais robustos, eficientes e versáteis”, além de oferecerem maior segurança às operações. Ambos apresentam uma série de melhorias em relação a modelos anteriores. O modelo 618D, com caçamba de 1 metro cúbico, tem capacidade de carga de 1,8 t, enquanto a 636D, com motor de 130 HP e caçamba de 1,7 metro cúbico, tem capacidade de carga de 3 t.

Com os novos lançamentos, a expectativa da SEM é ter um crescimento da ordem de 10% no mercado brasileiro em 2018. Este ano a marca SEM (abreviatura de Shandong Engineering Machinery Co.), completa 60 anos. A empresa foi criada na China em 1958, com o nome de Mihe Company e foi adquirida pela Caterpillar em 2008, quando sua razão social foi alterada para Caterpillar Qingzhou.