CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Nexa e Prefeitura desenvolvem municipalização do trânsito

17/11/2021
A Nexa é responsável por atuar no assessoramento e mentorias ao Comitê de Trânsito da Prefeitura de Aripuanã.

 

A Nexa e a Prefeitura de Aripuanã (MT) assinaram acordo para a municipalização do trânsito da cidade. A ação integra o projeto Cidade Segura, implantado em 2019 pela empresa, que tem como objetivo fortalecer medidas e iniciativas em prol do desenvolvimento de uma comunidade mais segura. A municipalização do trânsito, exigida desde 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), traz diretrizes e eficiência na gestão do trânsito, segurança nos deslocamentos e qualidade na sinalização e fiscalização. Trata-se de um sistema de gestão que irá impactar no bem-estar dos usuários que compõem o trânsito.

A Nexa é responsável por atuar no assessoramento e mentorias ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) e ao do Comitê de Trânsito da Prefeitura de Aripuanã, que será constituído pelo poder público, contemplando três linhas de atuação: fortalecimento do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG), Municipalização do Trânsito e a Educação no Trânsito. A iniciativa compõe o Programa de Sinalização das Vias e Normalização da Condução de Veículos Leves, como parte do Programa de Controle Ambiental (PCA), a fim de contribuir com o desenvolvimento estratégico municipal.

Para garantir a convivência com mais respeito e segurança entre condutores, ciclistas e pedestres nas ruas e estradas, a Nexa tem fomentado ações para a segurança no trânsito desde o início da implantação do Projeto Aripuanã. O Programa “Siga Seguro: tem sempre alguém esperando você voltar” desenvolve ações educativas em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a CONSEG. A companhia instalou também novas placas de sinalização na rodovia MT-208, além de uma “Mega Blitz” para orientar os moradores sobre os cuidados no trânsito e práticas para conscientização da importância da direção segura.