DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

MRN e Alcoa se reúnem em prol da Amazônia

19/11/2015

 

A Mineração Rio do Norte (MRN) e a Alcoa se reuniram no início de outubro no municio de Juruti para trocar experiência em prol do desenvolvimento sustentável no Pará. Representantes das duas empresas apresentaram metas e estratégias dos programas Territórios Sustentáveis e Juruti Sustentável (CONJUS).

O programa Territórios Sustentáveis é executado através de parceria com o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM), Agenda Pública e apoio financeiro da MRN. O Gerente de Relações Comunitárias da MRN, Alberto Juliê, diz que há uma expectativa da sociedade por resultados imediatos, por isso, ao entendermos os pontos mais problemáticos na execução do plano, podemos evitar erros e dar maior efetividade ao programa.

Viviane Penna, analista de Sustentabilidade da Alcoa, considera interessante a junção de três instituições, cada uma com sua expertise, mas trabalhando de forma conjunta, além da proximidade com o Poder Público de cada município, para que eles participem das ações. O Presidente da ECAM, Vasco van Roosmalen, disse que o encontro foi oportuno para construir experiências completas, com potencial para serem duplicadas e reelaboradas em outras escalas. “Precisamos compartilhar o que aprendemos durante os processos de implementação para que outras experiências possam se fortalecer”, concluiu.