PEDRAS PRECIOSAS

MME e CPRM divulgam dados do Projeto Diamante

29/03/2017

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançaram os resultados do projeto Diamante Brasil, um banco de dados público com informações sobre os principais aspectos da geologia de diamantes no País. O projeto mapeou 804 ocorrências, 142 garimpos, 42 campos e 1.344 corpos kimberlíticos. 
 
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vicente Lôbo, disse que o trabalho é desenvolvido pela CPMR desde 2010 em conjunto com a iniciativa privado. O principal objetivo é atrair investimentos para o setor de mineração. O secretário afirma ainda que o banco de dados serve como força motriz da revitalização do setor mineral brasileiro ao contribuir, também, com a diversificação. Para o diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, o banco de dados sobre o solo brasileiro agrega conhecimento e pode ser decisivo em possíveis investimentos, mas também cria informação pública à população brasileira.
 
O Diamante Brasil traz informações importantes e atualizadas com áreas potenciais para prospecção e exploração de diamantes, além de reunir em um banco de dados informações geológicas, geofísicas, geoquímicas, petrográficas e econômicas dessas áreas pesquisadas. Durante o século XVIII, o Brasil liderou a produção de diamantes com as pedras encontradas nos leitos dos rios. O MME e a CPRM acreditam que o estudo e as perspectivas de ocorrências de diamantes em rochas primárias colaborem em atrair investimentos para que o Brasil volte a aparecer entre os principais produtores mundiais de diamante.