EXPOSIÇÕES

Mineração tem mostra multimídia em SP

09/05/2019

 

A mostra ‘INTEGRA: a cultura de um povo, o desenvolvimento do país’ ficará em exposição entre os dias 14 de maio e 9 de junho de 2019 no Museu Catavento, em São Paulo. Em uma área de 250 m² a mostra reúne cinco ambientes expositivos, em sequência, com painéis e totens interativos, exibindo a evolução e a atual situação de cinco setores ligados ao desenvolvimento, assim como a forma que as novas tecnologias os impactam. “As seções mostram como o capital humano atua nos diferentes setores, inovando e empreendendo com base em seus valores, em seu modo de fazer, pensar, se expressar e viver, ou seja, com base em sua cultura e identidade”, conta o curador Mário Donizeti. 
 
O setor Fluxos analisa os transportes e apresenta os modais existentes no Brasil, além de os comparar com os de outros países. A partir de um painel interativo, projetado no chão, com toda a malha viária brasileira, é mostrada a evolução e a previsão para futuro de diversas vias de transporte (rodovia, ferrovia, transporte aéreo ou hidrovia). Fluxos conta ainda com uma maquete que exibe novas tecnologias aplicadas em estradas inteligentes. Já a área Campo trata da produção agrícola e os aspectos que fizeram o Brasil se tornar o terceiro maior exportador de alimentos do mundo (Organização Mundial do Comércio, 2014). Campos mostra a importância econômica e ecológica das florestas plantadas, das quais o Brasil também é um importante produtor. Além disso, apresenta um aplicativo para demonstrar a agricultura de precisão, que utiliza novas tecnologias a fim de aumentar a produtividades e sustentabilidade dos cultivos agrícolas. Em outro painel interativo, o público poderá escolher um produto (tomate, batata, café) e saber o que mudou no seu cultivo ao longo dos anos.
 
A terceira parte da mostra é Energia, iluminada por painéis fotovoltaicos. Esta parte informa os visitantes sobre consumo, eficiência energética, fontes renováveis e redes elétricas inteligentes. INTEGRA ilustra cada uma das fontes de energia em uma maquete interativa, que demonstra o funcionamento dessas matrizes. A área Habitat apresenta grandes obras brasileiras, como a Usina de Itaipu, a Ponte Rio-Niterói e a Rodovia Imigrantes, traz soluções viáveis e novas tecnologias para tornar as cidades mais seguras, amigáveis e sustentáveis. O público pode participar de um jogo multiplayer sobre as relações entre infraestrutura, construção e consolidação das cidades. O objetivo é criar uma cidade, optando por tecnologias e processos inerentes às cidades inteligentes, e descobrir, em uma avaliação, quão boa ela seria.
 
Na sequência, por meio de painéis, mapas, video mapping e realidade virtual, o núcleo Mineração mostra os fluxos de minério no Brasil e no mundo (o que produzimos e o que compramos), além da evolução da produção logística do minério e o funcionamento de uma mina autônoma, que necessita de pouca interferência humana. Mineração aborda o uso de novas tecnologias de automação nos transportes, na perfuração para exploração de petróleo e minérios e ainda no monitoramento das várias etapas de produção. Uma projeção mapeada apresenta o processo desde a lavra até o processamento e o transporte do minério. O espaço exibe ainda um celular explodido, ao lado de uma tabela periódica, identificando cada peça do aparelho. 
 
Ao final da jornada, os visitantes receberão óculos simuladores de realidade virtual para experimentar a sensação de estar no cockpit de máquinas utilizadas na construção e produção dos diversos setores do desenvolvimento abordados na mostra. 
 
A mostra estará aberta todos os dias da semana (inclusive feriados) das 10h às 16h no Museu Catavento, Avenida Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II, Centro, São Paulo – SP. Maiores informações pelo telefone (11) 3315-0051 e site www.cataventocultural.org.br