COMPANHIAS

Metso completa 150 anos de atividades

19/09/2018

 

A Metso completa 150 anos de atividades em 2018, com uma história marcada por uma série de fusões, aquisições  e desinvestimentos. Nascida como siderúrgica em 1868, atualmente a Metso está presente em operações próprias em mais de 50 países e possui mais de 12 mil profissionais. Hoje a Metso tem como uma das principais áreas o processamento de agregados e minerais, os principais ingredientes para a construção e fabricação da infraestrutura, habitação e consumíveis necessários ao crescimento das populações e áreas urbanas. 
 
As primeiras inovações que deram início aos processos mecânicos de britagem e peneiramento nas minas e pedreiras foram introduzidas nos anos de 1800. Bruno Nordberg, um imigrante finlandês que se instalou em Michigan (Estados Unidos) produziu alguns dos primeiros equipamentos de britagem para minas. Em 1928 a Metso adquiriu a tecnologia dos britadores de cone Symons, uma inovação que revolucionou as práticas de britagem nas minas e pedreiras. A Bergeaud & Bruno foi fundada na França em 1895, para fabricar equipamentos de britagem, e em Tampere, na Finlândia, a Lokomo produziu seus primeiros britadores de mandíbulas no início da década de 1920. Esses pioneiros da indústria são todos componentes-chave do DNA da empresa. 
 
Em 2001 houve a fusão com a Svedala Industri Ab e a introdução de soluções como britadores giratórios primários, moinhos e breakers de eixo vertical foram fundamentais na criação de uma oferta de escopo total para britagem e peneiramento. As mais recentes inovações da empresa são o Life Cycle Services, tecnologia de moagem de alta pressão HRC® com eficiência energética, revestimentos para moinhos MegalinerTM, britador cônico MXTM Multi-Action e britadeiras Lokotrack® Urbano ™. 
 
Os atuais focos dos projetos da Metso são digitalização, sustentabilidade e eficiência energética. O conceito da Metso Metrics, que inclui um serviço de monitoramento remoto e visualização de dados baseado em nuvem para instalações móveis de britagem, também será introduzido em breve nos processos de mineração e reciclagem. A oferta de reciclagem de metal da Metso baseia-se em uma forte plataforma construída com as tecnologias LindemannTM, Texas ShredderTM e N-SeriesTM, cobrindo uma ampla gama de soluções eficientes para a fragmentação, compactação e separação de diferentes tipos de sucata de metal. A companhia é também um dos principais fornecedores mundiais de equipamentos de reciclagem de resíduos sólidos, graças à aquisição da M & J Industries na Dinamarca, em 2010.