CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Metamat quer reabrir Planeta e Pista do Cabeça

29/11/2021
O garimpo do Planeta já foi considerado o maior de Mato Grosso, com cerca de 15 mil homens trabalhando, enquanto estava em atividade.

 

Juliano Jorge, presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) se reuniu com diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, e o secretário Nacional de Resolução de Conflitos, Caio Seabra, para tratar da reabertura de dois garimpos em Mato Grosso. “Estamos buscando atender à demanda de aproximadamente 20 mil trabalhadores dos garimpos do Planeta, em Apiacás e Pista do Cabeça, de Alta Floresta, que estão fechados há anos. Queremos legalizar a situação dos garimpeiros da região, dar condições e amparo técnico para que eles produzam da forma correta, com segurança e respaldo do Governo”, destaca Juliano Jorge.

O garimpo do Planeta já foi considerado o maior de Mato Grosso, com cerca de 15 mil homens trabalhando, enquanto estava em atividade. “A Metamat tem feito um excelente trabalho e tem levado melhorias cruciais para o setor de mineração mato-grossense”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

Como resultado da reunião, a ANM deu aval para se firmar os termos de conciliação entre a Metamat, a Agência, as cooperativas de garimpeiros e proprietários das terras onde estão instaladas as lavras. Em um período inferior a dois anos, a Metamat reativou outros dois garimpos, nos municípios de Nova Bandeirantes e Aripuanã, que geraram cerca de três mil empregos diretos.

Ao secretário Nacional de Mineração, Pedro Paulo Dias, outra demanda foi o apoio financeiro para novas perfurações de poços no Estado. A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) tem disponíveis R$ 250 milhões para investimentos em poços no País.

No dia 07 de dezembro haverá uma videoconferência na qual será definido o valor a ser liberado para a Metamat para compra de equipamentos e custeio. Na reunião também foi discutida a aplicação, de fato, do Artigo 23, Inciso XI da Constituição Federal Brasileira que estabelece: A competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios quanto a registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios.