IPT

Mestrado estuda argilas em cimento Portland

23/03/2017

 

Um Mestrado Profissional em Habitação com orientação de um pesquisador do Laboratório de Construção Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) buscou correlacionar a composição mineralógica de diversas argilas utilizadas como pozolana no cimento Portland tipo II e seu impacto nas propriedades mecânicas e reológicas do material em questão. Importantes para a obtenção de menor permeabilidade em compósitos cimentícios com uso de cimento Portland II-Z, utilizados sobretudo em obras subterrâneas, os seis tipos de argila analisados no estudo foram selecionados de diversas regiões do Brasil e utilizados em iguais proporções na produção das amostras de cimento em laboratório.

De acordo com os resultados, quanto maior o teor de metacaulinita presente nas argilas, maior a atividade pozolânica. Em contrapartida verificou-se que a presença do aditivo na argila aumenta a demanda de água e, consequentemente, reduz a resistência à compressão do cimento. “Por norma, os cimentos devem apresentar uma resistência mínima à compressão, necessária para que ele atenda às necessidades de cada aplicação. Cimentos de menor resistência, por exemplo, poderiam não ser adequados para a aplicação em elementos estruturais de prédios, cujo material deve apresentar resistência para suportar o peso próprio dos vários andares“, detalha a mestre em edificações e analista de R&D da GCP Applied Technologies, Ariane Martho.

Para o desenvolvimento de aditivos químicos melhoradores de qualidade de cimento é imprescindível um entendimento completo do clínquer (constituinte principal do cimento Portland) e das adições minerais ou de materiais cimentícios suplementares, motivo pelo qual o estudo de argilas calcinadas passou a ser de grande importância, conclui Ariane.