PARAOPEBA

Membranas de proteção já operam

06/02/2019

 

A Vale já colocou em funcionamento duas das três membranas de proteção do sistema de captação de água de Pará de Minas, no Rio Paraopeba. A última membrana seria instalada no dia 4/2, dependendo das condições meteorológicas. 
As barreiras instaladas estão funcionando bem, segundo as equipes de campo, mesmo com o mau tempo que assola o local. Pará de Minas fica a 40 km de Brumadinho. A Vale ressalta que a colocação das membranas de proteção é uma medida preventiva, de modo a garantir que o abastecimento de água do município seja contínuo. 
 
A implantação das membranas de proteção faz arte do Plano apresentado pela Vale ao Ministério Público e aos órgãos ambientais no dia 30 de janeiro. Em três trechos do rio serão realizadas diferentes medidas de contenção e recuperação. A captação de água de Pará de Minas está no terceiro trecho, entre Juatuba e a Usina de Retiro Baixo, razão pela qual foi instalada no trecho a membrana de contenção, que tem o potencial de reter os sedimentos ultrafinos. Segundo os técnicos, serão realizadas diferentes ações conforme as características do curso d'água e o do material presente no rio, que reforçará a proteção do sistema de captação.
 
A barreira de contenção tem 30 m de comprimento e profundidade de dois e a três metros. A estrutura funciona como um tecido filtrante, evitando a dispersão das partículas sólidas (argila, silte, matéria orgânica etc), que provocam a turbidez da água e altera sua transparência. Para manter a verticalidade das cortinas antiturbidez, há correntes metálicas na borda inferior (na parte imersa), onde são acoplados pesos, não permitindo que o fluxo do rio faça a cortina subir até a superfície da água. Já o elemento flutuante utilizado é uma boia cilíndrica, que pode ser utilizada para conter o avanço de elementos suspensos na água.