CMOC

Método aumenta recuperação de fosfato

25/04/2019

 

A equipe de Processos da Copebras, empresa de fosfatos da CMOC Brasil, desenvolveu um método que possibilita maior recuperação do concentrado de apatita, principal insumo para a fabricação de fertilizantes fosfatados. 
 
O método desenvolvido, através de iniciativa liderada pela coordenadora Michelle Teixeira, prevê a adição de mais um moinho na etapa de flotação de apatita, com o objetivo de remoer a carga circulante. Segundo a coordenadora da equipe que desenvolveu o projeto, a remoagem resultou em redução de perdas no processo global de concentrado e a equipe encontrou nessa ideia a oportunidade de criar um novo processo para aumentar a recuperação de concentrado fosfático atendendo às especificações das plantas químicas em relação à qualidade. "Por meio de estudos em testes de bancada, percebemos que esse novo processo indicou possibilidade de aumento da produção de concentrado em cerca de 15%", explica Michelle.
 
Ela afirma que o projeto visa garantir a produção de fosfatos nos próximos anos e atender às especificações de qualidade requeridas pelos processos químicos. "É gratificante encontrar uma solução desenvolvida em testes piloto e ver que pode ser aplicada e se tornar realidade para a indústria mineral. Com esse processo de otimização da carga circulante, é possível aumentar a performance da operação, reduzir as perdas e utilizar ao máximo o minério extraído", finaliza.