CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Liasa expande capacidade em 15%

30/05/2022
Empresa afirma ser a primeira indústria eletrointensiva totalmente abastecida com energia solar e com o redutor 100% reciclável.

 

No ano em que celebra 55 anos de atuação no mercado de silício metálico por meio da utilização de biorredutor, a Liasa informa o processo de ampliação e modernização de seu parque fabril, instalado em Pirapora, Região Norte de Minas Gerais. A novidade é a inauguração do conceito de “silício verde”, concepção que envolve diversos parâmetros de análise, entre eles o fato de ser a primeira indústria eletrointensiva totalmente abastecida com energia solar e com o redutor 100% reciclável. 

A conquista desse “selo de sustentabilidade” é resultado de um investimento de cerca de R$ 360 milhões, entre 2020 e 2023, na planta para expandir a atual capacidade produtiva de 72 mil toneladas ao ano em 15%, além de desenvolver ações para garantir práticas com foco nos pilares ESG, em especial o cuidado com o meio ambiente. Entre elas estão a instalação dos filtros de despoeiramento e a modernização dos quatro fornos, o que representa aumento de produtividade, redução de consumo de insumos e implementação de nova tecnologia com know how próprio da Liasa. 

A expansão e modernização da planta e todas as medidas associadas a agenda ESG são aliadas ao crescimento do plantio de árvores e de áreas próprias de florestas e do uso da energia solar em larga escala, que contribuirá para que a Liasa atinja níveis de carbono negativos. Após dois anos de elaboração do inventário de gases de efeito estufa (GEEs), a Liasa hoje tem pegada de carbono zero (entre emissão, resgate e estoque). Outro ponto fundamental para a Liasa se transformar em uma produtora de “silício verde” é o incentivo à economia circular, com o reaproveitamento completo de todos os resíduos, tanto anteriores quanto posteriores ao processo produtivo. Alguns deles, inclusive, passaram a ser fonte de receita, após serem recuperados.

O presidente e CEO da Liasa, Fernando Patrus, informa que todos estes investimentos são fundamentais para que a empresa continue competitiva e atendendo à demanda mundial crescente por silício metálico e por uma “indústria verde”. “Comemoramos 55 anos com a força de uma empresa em transformação e crescimento sustentável, que investe apoiada em um plano estratégico muito bem estruturado, projetando uma atuação para os próximos 50 anos. A construção e a expansão da Liasa permitiram o desenvolvimento de toda uma região e de uma tecnologia que, hoje, é pioneira no mundo. Seguimos em frente, com esse mesmo espírito inovador e de vanguarda”.