CONECTIVIDADE

Laird inaugura fábrica em São Paulo

24/02/2016

 

A Laird, multinacional britânica de tecnologia, inaugurou, dia 17 de fevereiro, sua primeira fábrica na América do Sul, localizada em Santo Antônio de Posse, interior de São Paulo, na Região Metropolitana de Campinas. A nova unidade conta com 3,4 mil m² de área e atuará no desenvolvimento e produção de componentes eletrônicos voltados para as indústrias automotivas, telecomunicações, mineração e indústria de construção pesada. Um investimento de R$ 20 milhões, que teve início há três anos e já foi concebido pensando em expansões futuras, conforme o crescimento da demanda.

Durante a cerimônia de inauguração da planta, o CEO do Grupo, David Lockwood, reforçou que a América do Sul representa uma interessante oportunidade de crescimento para a companhia, uma vez que “em cinco anos mais de 250 milhões de veículos estarão conectados em todo o mundo”, referindo-se aos produtos da Laird que permitem conectividade sem fios dentro e fora de automóveis, caminhões, bem como equipamentos pesados, incluindo soluções de software e transmissão de dados e ondas de rádio.

Em seu discurso, Lockwood destacou também que a nova fábrica permitirá trazer a engenharia e produção da Laird para mais perto dos clientes sul-americanos, principalmente para indústrias automotivas e de manufatura. A nova fábrica irá se concentrar na fabricação, vendas e serviços, todos destinados ao fornecimento rápido e confiável de produtos ao mercado, e já substitui uma instalação mais antiga e muito menor situada em Campinas.

Com a recente aquisição da alemã Novero, fornecedora de sistemas de conectividade veicular integrada, a Laird pretende ampliar seu leque de soluções sem fio, inclusive no Brasil, alcançando posição de liderança em conectividade automotiva, um mercado considerado importante para o que chamam de Internet das Coisas para Empresas, ou em inglês, Enterprise Internet of Things (EIoT). Além de atender à indústria automotiva, a nova unidade também oferecerá suporte aos controles remotos sem fio para a execução de trabalhos pesados em equipamentos industriais, criando um ambiente de trabalho mais produtivo e seguro.

Para José Ruy Alvarez, presidente da Laird no Brasil, a nova unidade representa uma oportunidade de unir as equipes da Laird na América do Sul e uma grande mudança para a companhia, que até um ano atrás tinha seis pessoas trabalhando no escritório de Campinas. Hoje a equipe diversificada conta com 35 pessoas, que têm como objetivo o desenvolvimento dos produtos ao mercado brasileiro.

“Os produtos a serem produzidos no Brasil vão conectar carros, equipamentos industriais e tecnologias comerciais em toda América do Sul, permitindo ruas mais seguras e locais de trabalho mais eficientes”, prosseguiu Alvarez, salientando que a escolha do local da fábrica se deu pela proximidade com os clientes dos setores automotivos e industrial, “que acreditam no Brasil, assim como a Laird”.

Na ocasião, o executivo brasileiro informou com orgulho aos presentes que as antenas fabricadas pela Laird serão usadas para ampliar a cobertura do sinal wireless nos estádios e vilas olímpicas durante os Jogos Olímpicos de 2016. Para o setor de mineração, a Laird fornece produtos relacionados ao aumento de produtividade, redução de custos, administração de minas e locomotivas.