FOSFATADOS

Itafos firma contrato com a OCP

28/06/2019

 

A Itafos atualizou o plano de reaproveitamento na Itafos Arraias e assinou contrato plurianual de fornecimento de rocha fosfática com o Grupo OCP. O plano de reaproveitamento visa otimizar a produção de fertilizantes acabados com um portfólio de produtos de alta qualidade SSP, micronutrientes SSP e PK de valor agregado e deverá melhorar significativamente o posicionamento competitivo e a rentabilidade da Itafos Arraias, além de reduzir despesas operacionais e perfil de risco ambiental. Para viabilizar o reaproveitamento, a Itafos pretende obter rocha de fosfato de grau superior de terceiros e, uma vez operacional, da Itafos Farim. 
 
Em consonância com a sua estratégia, a empresa chegou a um acordo para adquirir rocha de fosfato de grau superior do Grupo OCP. "Assinar um acordo de fornecimento de rocha fosfática com o Grupo OCP representa um marco importante na implementação do plano de reaproveitamento assegurando a qualidade da rocha fosfática de um fornecedor global", disse o Dr. Mhamed Ibnabdeljalil, CEO da Itafos. 
 
O plano de reaproveitamento da Itafos está adiantado, o que inclui atividades relacionadas à logística de rocha fosfática de terceiros, preparação do local e transição do portfólio de produtos. A entrega de fosfato de terceiros está em andamento, novos equipamentos estão sendo comissionados e aprovações foram recebidas para vender os novos produtos. A Itafos desativou as minas, barragens de rejeitos e a planta de beneficiamento existentes da Itafos Arraias, mas irá manter todas as licenças e autorizações em dia com as normas vigentes.