INOVAÇÃO

InoVale recebe inscrições até 20 de janeiro

05/01/2017

 

Com a participação de pesquisadores e empreendedores no desenvolvimento de ideias e soluções em diversas áreas operacionais da Vale, o programa InoVale tem o objetivo de fomentar novas ideias e criar um ambiente colaborativo para o compartilhamento de conhecimento entre equipes multidisciplinares, dentro e fora da companhia.

A empresa abriu um edital de seleção de projetos inovadores, no qual os desenvolvedores poderão inscrever seus projetos para atuar em nove áreas da empresa, entre as quais educação, transporte, saúde, gestão da informação, sustentabilidade e processos operacionais. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2017. O edital pode ser acessado no endereço inovale.creativepack.org. Entre parceiros do programa estão representantes das Universidades Estadual e Federal do Maranhão (UEMA e UFMA), UNDB, Ceuma, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O processo de mediação entre Vale e parceiros está sendo realizado pela maranhense Creative Pack, que fornece suporte através de mentoria, consultoria e assessoria de empresas no desenvolvimento de soluções inovadoras.

O projeto está sendo desenvolvido em diversas fases e cada uma delas conta um objetivo específico. Nessa, a empresa apresentou a pesquisadores/empreendedores os temas e seus desafios de inovação. O edital lançado oferece a chance aos desenvolvedores de apresentar projetos em resposta a estes desafios. Os projetos selecionados serão desenvolvidos de forma colaborativa com uma equipe técnica da Vale. "O Maranhão tem poucas oportunidades para quem tem boa formação e, principalmente, poucas chances para fazer com que estes indivíduos contribuam para o desenvolvimento do estado. Uma empresa como a Vale, promover uma iniciativa como esta, é muito válido para a criação de uma cadeia de desenvolvimento e para atrair empresas de base tecnológica", explicou Luciana Tsukada, coordenadora do Programa de Inova Maranhão, do Governo do Estado.