25/10/2018
EVENTOS

Ibram promove 4º.prêmio de SST

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoverá a 4ª edição do prêmio “Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração". A partir do 2º semestre de 2018, o Programa de Saúde e Segurança Ocupacional do Instituto (Programa MINERAÇÃO) recebeu a inscrição de cases.

A classificação dos finalistas será anunciada em 20 de novembro de 2018. A cerimônia de premiação ocorrerá em 4 de dezembro, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG). Os primeiros colocados receberão troféus e terão seus cases divulgados no Portal da Mineração. O vencedor de cada categoria terá a oportunidade de apresentar o trabalho em painel específico de SST durante o 18º Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019.

O médico Marcelo Araújo Campos, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Saúde do Trabalhador, parceiro do programa MINERAÇÃO, explica que o objetivo da ergonomia é melhorar saúde, segurança e eficiência dos processos produtivos. "A Análise Ergonômica da Atividade (AET) busca entender como o sistema produtivo, que engloba o ambiente físico, as pessoas e os métodos de gestão, produz falhas, adoecimentos, acidentes, perdas de produção. Ela ajuda a desenvolver os negócios com menos custos humanos e financeiros e pode iluminar a gestão, muitas vezes ofuscada por indicadores equivocados", explica. É muito importante que instâncias coletivas, como o Ibram, institucionalizem o debate sobre SST e abram espaços para discutir as normas, leis, portarias e reunir atores com objetos de trabalho conectados pela mineração", finaliza o médico.

 

Veja também