BARRAGENS

Ibram lança Guia de Boas Práticas

17/09/2019

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) lançou o Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos na Exposibram 2019. O material já está disponível no Portal da Mineração, onde pode ser acessado gratuitamente. È um trabalho inédito desenvolvido por mais de 50 técnicos e executivos de mineradoras, pesquisadores, técnicos de regulação setorial, engenheiros, geólogos, projetistas, dentre outros. O guia é focado em gestão de segurança de barragem. De acordo com Tereza Cristina Fusaro, coordenadora da publicação, o guia tem como foco os aspectos gerenciais e operacionais ligados a segurança e estabilidade física de estruturas de disposição de rejeitos, compreendendo as diversas fases da vida útil dessas estruturas.

Tereza Cristina diz que a ideia do Guia é fazer um trabalho ajustado às condições brasileiras. “Partimos de alguns guias internacionais e produzimos o nosso guia com o tema da segurança de nossas estruturas”. Segundo a coordenadora, o público-alvo é principalmente para as equipes de gestão das estruturas de disposição de rejeitos nas mineradoras. É um guia menos técnico e mais de gestão. “Seu conteúdo é bastante rico e espelha a grande contribuição que tivemos para fazer sua produção”.

Tereza Cristina avalia que o Guia pode ajudar as empresas a estruturarem a segurança de suas barragens. O guia apresenta as melhores práticas para você gerir as estruturas de disposição de rejeitos, conclui a coordenadora.