GESTÃO DE BARRAGENS

Ibram disponibiliza Guia de Boas Práticas

02/08/2019

 

O Ibram deverá disponibilizar, até setembro, o Guia de Boas Práticas para Gestão da Barragens e de Outras Estruturas de Disposição de Rejeitos, resultado de um esforço conjunto de cerca de 50 técnicos e executivos de mineradoras, técnicos de regulação setorial, engenheiros, geólogos, projetistas e outros profissionais, voltado à gestão de segurança de estruturas de disposição de rejeitos de mineração e contenção de água. 

Entre os tópicos abrangidos estão as barragens de rejeitos, de sedimentos, de água e pilhas de rejeitos e uma das novidades é a proposta de se estabelecer a figura de um “engenheiro de registros” nas companhias mineradoras. A minuta da publicação está aberta para consulta e sugestões até 16 de agosto. 

O guia poderá ser acessado através do Portal da Mineração (www.portaldamineracao.com.br) a partir de setembro e o acesso é gratuito. De acordo com o diretor de Assuntos Ambientais do Ibram, Rinaldo Mancin, “todos que atuam na mineração ficaram muito abalados e sensibilizados com as lamentáveis perdas de vidas e os danos ambientais provocados pelos rompimentos de barragens de rejeitos em Minas Gerais. Mesmo tendo sido restritos a duas empresas, os eventos repercutiram em toda a indústria minerária e estamos agindo em busca de soluções que tornem a mineração mais segura e confiável perante a sociedade”.