POLO GESSEIRO

I Fórum de Desenvolvimento em Araripe

16/06/2017

 

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), realiza, em 19 de junho, o I Fórum de Desenvolvimento do Polo Gesseiro do Araripe, no Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina (PE). O Centro está localizado na Rua Antônio Alexandre Alves, 112, Vila Santa Izabel. O evento terá a participação do Ministro do MME, Fernando Coelho Filho e do diretor- presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, além de autoridades e representantes de instituições que atuam no setor gesseiro do estado.
 
Estão previstas palestras sobre estudos na bacia do Araripe que indicam novas áreas para exploração da gipsita, além de debates sobre incentivos ao setor, como linhas de financiamento, utilização de energias alternativas, novas tecnologias para exploração e soluções de infraestrutura que visam facilitar o escoamento da produção. Os debates contarão com a participação de representantes do CPRM, DNPM, DNIT, Sindusgesso, ITEP e UFPE. 
 
O Polo Gesseiro do Araripe tem 42 minas de gipsita, 174 indústrias de calcinação e cerca de 750 indústrias de pré-moldados, além de gerar 13,9 mil empregos diretos e outros 69 mil indiretos. O faturamento é estimado em R$ 1,4 bilhão por ano, com minério com pureza entre 88% e 92%, tido como o de melhor qualidade no Brasil. A região do Araripe produz 84,3% do gesso consumido no País. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail mineraçã[email protected] ou pelo telefone (81) 3316-1402.