Holcim Awards divulga vencedores

16/11/2021
Os projetos premiados se qualificam automaticamente para a segunda fase da competição: o Global Holcim Awards,

 

A 6ª edição do Holcim Awards for Sustainable Construction global anunciou os vencedores com as abordagens mais avançadas de design sustentável, arquitetura verde e inovação de materiais. A edição totalizou a entrega de US$ 2 milhões e a maior parte dos vencedores são das regiões da Ásia-Pacífico e Oriente Médio-África, além de um prêmio para a Colômbia e outro para a Suíça. A cerimônia de entrega ocorreu na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, Itália.

A competição Holcim Awards é realizada em duas fases. Na primeira fase, júris independentes de especialistas internacionais avaliam as inscrições do projeto nas regiões da competição Europa, América do Norte, América Latina, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. O fator decisivo desta etapa é a abordagem holística da sustentabilidade, que no contexto dos Holcim Awards se baseia nos cinco pilares de Progresso, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Lugar. Os projetos que abordam essas cinco questões de forma mais consistente e coerente são premiados em nível regional.

Os projetos premiados se qualificam automaticamente para a segunda fase da competição: o Global Holcim Awards, no qual as inscrições são avaliadas por um júri global, foi presidido por Hashim Sarkis(Líbano / EUA) em 2021. Os participantes enviaram material adicional sobre seus projetos, incluindo informações detalhadas sobre a pegada de carbono de seu projeto ao longo de todo o seu ciclo de vida e a contribuição do projeto para a economia circular. No total, 33 projetos foram qualificados para o Global Holcim Awards. O júri finalmente decidiu por quatro prêmios com um prêmio em dinheiro total de US$ 350.000. Os projetos vencedores estão localizados na Colômbia, Marrocos, Suíça e Vietnã. Além disso, quatro comendas não monetárias foram para a Austrália, Cabo Verde, Jordânia e Filipinas.

O número de inscrições no concurso chegou a 4.742 projetos de 134 países, onde cerca de metade das inscrições em todo o mundo foram inscritas na categoria Next Generation, que busca ideias ousadas e conceitos visionários por participantes de até 30 anos de idade. Os 21 projetos vencedores nesta categoria foram anunciados em cerimônias virtuais no início deste ano. Os 33 vencedores da categoria principal dos concursos regionais e globais foram convidados para a Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, onde receberam seus prêmios em uma única cerimônia de entrega.

 “Todos os projetos tiveram um progresso notável desde a fase regional”, disse a Chefe do Comitê Acadêmico da Holcim Foundation, Marilyne Andersen, que foi membro de todos os cinco júris regionais e do júri global. Os projetos incorporam visões atraentes e conceitos holísticos. “Alguns projetos mostram que há valor até mesmo no que destruímos ou jogamos fora”, diz Andersen, enquanto outros fazem tentativas valiosas para atualizar sistemas ecológicos inteiros, corrigindo assim os erros do passado cometidos pelo homem. “Particularmente comoventes foram os projetos que lidaram com a resiliência de pessoas em circunstâncias terríveis”, disse Andersen. Como um todo, os projetos mostraram claramente quão diversos são os desafios da construção sustentável, desde a gestão de energia e resíduos até questões de uso e restauração do solo, cultura e ação local, materiais e sua reutilização, e tecnologia e política.

O projeto suíço (ouro) “Prolongando o ciclo” redefine o ponto de partida do processo de design, tratando a demolição como uma oportunidade de obter materiais de construção. Um edifício industrial é preservado, reaproveitado e ampliado em 3 andares para abrigar 12 unidades residenciais. Já o “Simbiose entre humanos e natureza em Bogotá” (prata), teve como objetivo a recuperação do parque do Jaboque. A consolidação se dá ao longo de um parque linear de 5,5 km de extensão que integra áreas recreativas e naturais e oferece oportunidades educacionais para a comunidade. As plantas foram selecionadas de acordo com seu impacto no ecossistema e seu potencial para fortalecer a flora e a fauna dos pântanos. O projeto no Marrocos, “Melhoria sustentável do oásis em M'hammid El Ghizlane” (bronze), teve como ajudar a preservar a vida e a cultura local, criando um centro cultural autossustentável na cidade. Ele incorpora a construção tradicional com tecnologias apropriadas, como chaminés solares e sistemas geotérmicos movidos à energia solar, juntamente com sistemas passivos, como banheiros de compostagem e coleta de água da chuva para fins domésticos e de irrigação. Também recebeu bronze o ‘programa de reflorestamento em Hanói, onde um grupo de voluntários restaurou a floresta subtropical em Banana Island, uma ilha de 26 hectares no Rio Vermelho. Com o plantio de árvores e plantas endêmicas, o projeto introduziu uma vegetação abundante no tecido urbano, além de reduzir as emissões de carbono e multiplicar o número de espécies nativas. O projeto também criou uma área recreativa educacional para os residentes de Hanói e um laboratório ao ar livre para cientistas e instituições de pesquisa interessados.