CODEMIG

Governo venderá 49% das ações em IPO

01/02/2018

 

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) convidou instituições financeiras a participar do processo de seleção dos Bancos Coordenadores da Oferta de distribuição pública de ações de emissão da Codemig no Brasil, a ser registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

O Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), sancionou a lei 22.828/18, que autoriza a venda de 49% das ações da Codemig, transformando a empresa em sociedade de economia mista e voltando a ter a personalidade jurídica que possuía até 2011. O Estado será majoritário na Codemig, com 51% de participação. A venda dos papeis tem como objetivo diversificar o capital, com a finalidade de promover maior dinamismo e autonomia à condução dos negócios sociais. A abertura do capital para investidores privados também favorece ampliar a moralidade e a transparência na gestão dos recursos que estão sob responsabilidade da Codemig.

Segundo o governo mineiro, a personalidade jurídica de “sociedade de economia mista” da Codemig permitirá a capitalização e a variedade de fontes de recursos, provenientes de investidores privados, juntamente com os recursos estatais, “em prol do desenvolvimento econômico de Minas Gerais. O Estado não recebeu nenhuma proposta e não há nenhum adquirente interessado. O próximo passo será a contratação de assessoria específica para que se possam fazer as devidas avaliações”.

Não há avaliação sobre o volume de recursos que o Estado poderá obter com essa alienação, mas especula-se que o valor pode chegar a R$ 3 bilhões. Caberá ao Governo definir oportunamente o destino dos recursos que eventualmente vier a obter com a alienação de parte de suas ações na Codemig.