Gerdau recebe prêmio da worldsteel por Ouro Branco

16/12/2021
A Gerdau foi premiada pelo desenvolvimento de um inovador sistema de monitoramento online e ativo de gases no processo industrial na unidade.

 

A Gerdau recebeu a Safety and Health Excellence Recognitions 2021, premiação da World Steel Association (worldsteel), que avalia programas de sucesso implantados na área de saúde e segurança do trabalho na indústria do aço. Na edição de 2021, a Gerdau foi premiada pelo desenvolvimento de um inovador sistema de monitoramento online e ativo de gases no processo industrial na unidade de Ouro Branco (MG).

O sistema monitora medidores fixos e portáteis, enviando alertas de acordo com o tipo de exposição ou vazamento. Por meio dos alertas, a companhia aciona medidas de resposta padronizadas para cada situação, além de gerar relatórios para análise e a realização de ações preventivas. Com o sistema, a companhia consegue identificar e eliminar vazamentos de gás com agilidade, evitando a exposição de colaboradores a situações de risco. "O novo sistema de monitoramento de gás é um ganho enorme em segurança nas tarefas críticas relacionadas a gases, prevenindo acidentes, além de contribuir para nossa cultura de segurança. Quero destacar nosso orgulho em receber esse prêmio e reforçar que, para nós, a segurança sempre vem em primeiro lugar, uma vez que nenhum resultado é mais importante que a vida das pessoas", afirma Sandro Piussi, líder de saúde e segurança da Gerdau.

Além da usina de Ouro Branco, o sistema já está ativo na unidade de Divinópolis (MG) e deve ser ampliado para outras operações da Gerdau nas Américas nos próximos anos. 

Novo CFO 

 

A Gerdau nomeou o gerente geral de Operações Financeiras Rafael Japur como novo vice-presidente executivo de finanças (CFO) e diretor de Relações com Investidores a partir de 1º de janeiro de 2022. Ele irá se reporta diretamente ao CEO da empresa, Gustavo Werneck. Japur substituirá Harley Scardoelli, que irá se aposentar em fevereiro de 2022, após 33 anos na empresa, para dedicar-se a projetos pessoais. "Estou muito feliz em assumir este desafio na Gerdau, onde iniciei minha carreira profissional há 17 anos como estagiário e tive oportunidades sólidas de desenvolvimento, passando por áreas e projetos que me proporcionaram olhar o negócio por diferentes ângulos", afirma Japur. 

Segundo Japur, ele irá dar continuidade ao legado que Scardoelli deixa na companhia, com o desafio de manter a solidez financeira da Gerdau por meio da busca de resultados superiores consistentes nas nossas operações e de um excelente relacionamento com nossos acionistas e parceiros do mercado financeiro.