18/10/2018
CSN

GE Power fornece conversor para usina de Volta Redonda

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) selecionou a GE Power para substituir seu conversor na planta siderúrgica de Volta Redonda (RJ). A Usina Presidente Vargas tem capacidade anual de produção de 5,8 milhões de toneladas de aço. Inaugurada nos anos 40, é também uma das mais antigas usinas de grande porte do Brasil.
 
O novo conversor irá operar a uma frequência de 50 hertz e será usado para fornecer energia para o equipamento já existente, uma vez que as bombas usarão a água de um rio próximo para o processo de aço. “Nossa fábrica foi construída nos anos 40 e alguns equipamentos precisam de uma reforma. Confiamos na tecnologia e na capacidade da GE de fornecer um serviço de atualização que ajudará a manter a fábrica como uma das mais produtivas da região”, diz Douglas Gualberto, engenheiro sênior de desenvolvimento da Companhia Siderúrgica Nacional.
 
“O aço é usado em tudo, desde prédios, carros e eletrodomésticos”, explica Gagan Sood, CEO da Industry, Power e Wind, o negócio de Power Conversion da GE. “Nosso maquinário elétrico que economiza energia pode ajudar a melhorar a eficiência operacional e a confiabilidade do processo de fabricação de aço - como é o caso da siderúrgica da CSN - e ajudá-los a obter mais produtividade nas próximas décadas.”