TECNOLOGIA MINERAL

GE 21 cria novo departamento

25/04/2019

 

O engenheiro de Minas Paulo Roberto Bergmann iniciou as atividades do novo Departamento de Tecnologia Mineral do Grupo GE21. O Departamento de Tecnologia Mineral visa promover uma sinergia entre as já reconhecidas áreas de Geologia e Mineração da empresa, oferecendo aos clientes “uma solução completa e integrada para avaliação de seus ativos e melhoria de desempenho operacional”, informa a GE 21.
 
Formado em Engenharia de Minas pela UFMG, Bergmann tem mais de 35 anos de atuação nas áreas de processamento mineral, engenharia, projetos e gestão da operação, principalmente para metais preciosos e cobre, tendo trabalhado anteriormente na Paulo Abib Engenharia, AngloGold Ashanti, Jaguar Mining e por mais de 13 anos na Yamana Gold, onde foi Gerente Geral e de Engenharia e, por último, Diretor de Engenharia.
 
Paulo Roberto Bergmann e a GE21 irão desenvolver e aplicar conceitos de Geometalurgia, integrando os dados de exploração, geologia de mina, planejamento, metalurgia, processo mineral e análise econômica. O estudo geometalúrgico tem como objetivo individualizar zonas no jazimento/minério cuja resposta ao tratamento seja semelhante, permitindo caracterizar domínios “quasi-homogêneos”. Este trabalho envolve atividades, como mapeamento, amostragem, caracterização química e mineralógica, testes de beneficiamento (testes-padrão) e análise multivariável, onde os domínios semelhantes são agrupados. Ao final, é gerado um modelo de previsibilidade e de composição de blendings que subsidiará o planejamento de lavra, aumentando a acurácia do plano de produção e otimização de recursos.
 
O Departamento de Tecnologia Mineral da GE21 integrará novas tecnologias aplicadas ao beneficiamento mineral como Ore Sorting. “Isso permite ao minerador o desenvolvimento de estudos comparativos de rotas de processo, melhorando o desempenho da unidade, seja em qualidade, seja em produtividade, seja na otimização dos custos operacionais. Com Paulo Roberto, o Grupo GE21 também oferece auditorias técnicas em plantas de beneficiamento e estudos de otimização de processo, entre outros”, conclui a empresa.