CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Fórum prevê mineração cada vez mais sustentável

12/11/2021
O evento teve a participação da Codelco, Vale, Anglo American, Minera Excondida, Nexa, Riuma, Gold Fields, Antamina e Teck, entre outras.

 

O Fórum Sul-americano Metso Outotec, realizado entre 8 e 10 de novembro, no formato virtual, contou com audiência recorde de mais de 970 pessoas inscritas, provenienetes do Brasil, Chile e Peru, em sua primeira edição. O evento teve a participação das principais mineradoras da região, como Codelco, Vale, Anglo American, Minera Excondida, Nexa, Riuma, Gold Fields, Antamina e Teck, entre outras.

Em nível institucional, houve a presença também de representantes do Conselho Minerador do Chile, da Universidade de São Paulo (USP), a embaixadora da Finlândia no Chile e consultores especializados. Com o foco no futuro da mineração na região, os participantes do Fórum e pessoas de referência no setor compartilharam sua visão sobre os efeitos da crise sanitária, e as iniciativas que deverão permanecer no cenário pós-pandemia, como o uso de novas tecnologias para reduzir o pessoal de campo e otimizar as atividades de manutenção.

Além disso, o evento mencionou que será necessária uma mineração cada vez mais sustentável e o setor estar atento aos compromissos do ESG, como parte fundamental da mineração 4.0. Todas as empresas foram estimuladas a seguir este caminho rumo à sustentabilidade de suas operações. O evento terá uma retransmissão nos dias 7, 8 e 9 de dezembro por meio da plataforma apresentada agora pela Metso Outotec.