MANSERV

Ferramenta auxilia na contagem de inventários

29/06/2017

 

A Manserv desenvolveu ferramenta que auxilia na implantação da rotina cíclica de contagem de inventários, que direciona e avalia cada contagem de modo a criar uma rotina padronizada a partir das características de cada produto. A ferramenta, implementada em armazéns nos setores químico e de papel e celulose, que não possuíam nenhum sistema de gerenciamento como o Warehouse Management System (WMS), promoveu, desde o início de sua implantação, reduções significativas nos custos envolvidos com divergências de inventários, como diferenças contábeis e reclamações de clientes.
 
De acordo com o Presidente da Unidade de Negócios Logística, Marcelo Augusto Felipe, o método utilizado nesta ferramenta inicia a partir de um mapeamento total do estoque, em que é realizada uma análise e classificação dos produtos em características como valores financeiros e volumes de expedição. “Em seguida, uma importante análise de produtividade das contagens é realizada de modo a dimensionar a quantidade de posições a serem inventariadas por dia. Com estes dados, é criada uma rotina de contagens padronizada em um período definido de acordo com a estratégia adotada para cada produto”, explica o executivo. 
 
Ele comenta ainda que, diariamente, ao final do ciclo de inventário, os dados são lançados no dashboard da ferramenta e diversos indicadores de desempenho são analisados, como Inventory Location Accuracy (ILA) e Inventory Record Accuracy (IRA). “Com estes indicadores, é possível identificar qualquer tipo de desvios de acuracidades que possam ocorrer e imediatas ações são tomadas, de forma a assertivamente eliminar as causas de divergências nos estoques”, conclui.