P&D

Fapesp quer parceiros em manufatura avançada

18/05/2017

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) abriu edital para seleção de empresas ou consórcios que tenham interesse em se tornar parceiros da Fundação no projeto de criação do Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada. O Centro de Pesquisa desenvolverá tecnologias capazes de otimizar as plantas fabris, além de ampliar aplicações automatizadas e integradas em toda a cadeia de valor e ciclo de vida do produto. 
 
“Manufatura Avançada é de importância fundamental para a competitividade da indústria e de toda a sua cadeia produtiva”, disse Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp. Antes de decidir pela criação do Centro de Pesquisa a Fapesp acompanhou o que acontece nessa área ao redor do mundo, mais especificamente com o programa alemão Indústria 4.0 e com o programa Advanced Manufacture, dos Estados Unidos, e manteve seguidos contatos com lideranças e associações industriais brasileiras. “É uma decisão baseada em uma necessidade irreversível da indústria e do desenvolvimento brasileiro”, acrescentou Pacheco, informando que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também deverão apoiar a iniciativa, de acordo com seus programas e práticas.
 
A Fapesp irá receber propostas, durante 90 dias, de consórcios e empresas interessadas. Aqueles que forem selecionados assinarão um acordo e, em seguida, será lançada chamada conjunta para seleção de propostas de instituições de ensino superior e de pesquisa que sediarão os Centros de Pesquisas em Engenharia em Manufatura Avançada.
 
As atividades de cada Centro serão financiadas, por um período de até 10 anos, com recursos da Fapesp, da empresa ou consórcio de empresas, e das universidades e institutos participantes. Os parceiros da Fapesp participarão da gestão do Centro de Pesquisa e avaliarão periodicamente as suas atividades de pesquisa e desenvolvimento. As empresas ou consórcios interessados podem contatar a Fapesp para esclarecer dúvidas e para agendar encontros, utilizando o e-mail [email protected]. O edital da FAPESP dirigido às empresas para constituição do Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada está em www.fapesp.br/10988.