MATO GROSSO

Eventos abordam nova fronteira mineral

16/07/2018

 

Para comemorar os seus 10 anos de atividades, completados neste mês de julho, a COOGAVEPE (Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto) está co-promovendo três grandes eventos, entre os dias 19 e 21 de julho, na cidade de Peixoto de Azevedo (MT): 4º Seminário das Províncias Metalogenéticas Brasileiras - Província Aurífera Juruena – Teles Pires, 1º Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral e Festa dos garimpeiros (em comemoração ao dia do garimpeiro).

De acordo com Gilson Gomes Camboim, presidente da COOGAVEPE, o seminário, promovido pela CPRM, com apoio da COOGAVEPE e METAMAT e o Forum (promovido pelo Sistema OCB/MT, com apoio da COOGAVEPE), terão caráter mais técnico-científico, enquanto a Festa dos Garimpeiros é um evento mais sociocultural. Ele acrescenta que a pauta do Forum inclui temas como: autorização do titular do direito mineral para comercialização; participação das cooperativas nos leilões de área; criação de reservas garimpeiras; promoção da mídia do setor mineral em Mato Grosso; apresentação das demandas das cooperativas do ramo mineral; e atuação da OCB nacional e CCRM. 

Nova fronteira mineral

A região norte de Mato Grosso foi e continua sendo importante produtora de Ouro, com destaque para a província aurífera município de Peixoto de Azevedo-MT, que em 2016 representou mais de 60% da produção de ouro de origem garimpeira legal do Estado de Mato Grosso. Nos últimos tempos novas descobertas de alvos ricos em cobre e ouro elevaram ainda mais o potencial mineral dessa região e a retomada de novos investimentos no setor mineral.

Foi este cenário que levou a CPRM a coordenar e promover o 4º. Seminário das Províncias Metalogenéticas Brasileiras, com o objetivo de abordar questões da geologia regional, tectônica, mineralizações, processos e gênese dos depósitos de ouro e metais-base, seus avanços, desafios e sugestões de trabalhos futuros. A Província Aurífera Juruena - Teles Pires, considerada a nova fronteira mineral do Brasil, engloba os estados de Mato Grosso, Amazonas e parte sul do Pará e está inserida no contexto de dois compartimentos tectônicos: Província Rondônia - Juruena e Província Tapajós-Parima (Domínio Peixoto de Azevedo)

A participação nos eventos é gratuita, mas os interessados devem se inscrever antecipadamente. Para o seminário, as inscrições podem ser feitas através do email [email protected] e para o Forum pelo email [email protected] e/ou pelo telefone: 065 3548 2427, com Renata.

Para a realização dos eventos os organizadores estão contando com a parceria e apoio de importantes empresas, sendo elas, tais como Nexa, Bemisa, ATC Incorporadora e Brasil Garden Participações, Anoro, P.A. Gold Mineração, Gold Mineração, Goldmining, D`Gold, Parmetal DTVM, Abramp, Ourominas DTVM, Jazida.com, Sicoob Norte MT, Coluna DTVM, Grupo OG Real Brasil, Sicredi e GMS.